O tenista espanhol Rafael Nadal está prestes a retornar às competições mais cedo do que se esperava. Após abrir mão de participar do Australian Open devido a uma lesão no quadril, o ex-número um do mundo foi incluído na lista de jogadores que disputarão o ATP 250 de Doha, no Catar, que acontecerá de 19 a 24 de fevereiro.
Nadal ainda não fez um pronunciamento oficial, mas caso vá ao torneio no Catar, terá a oportunidade de competir ao lado de grandes nomes do esporte, como Andy Murray, Andrey Rublev e Daniil Medvedev, o atual campeão do evento. Em 2014, o espanhol conquistou o título de simples e também possui quatro títulos de duplas nesse torneio. Após quase um ano afastado para se recuperar de uma cirurgia no quadril, o ex-número um do mundo voltou a jogar no início de 2024. Ele chegou às quartas de final do ATP de Brisbane, porém sentiu novamente problemas no quadril e teve que abandonar o Australian Open, o primeiro Grand Slam da temporada.
De acordo com o planejamento do tenista, o objetivo de Nadal é estar em plenas condições para disputar Roland Garros, que ocorrerá em maio. Dos 22 títulos de Grand Slam que o espanhol conquistou, 14 foram na competição francesa. No ano passado, Nadal havia planejado que a temporada de 2024 seria a sua última no tênis profissional, porém ele revelou posteriormente que poderá prolongar a sua carreira.